quinta-feira, 11 de março de 2010

Cão como Nós - Opinião


Esta foi a forma como um elemento do Grupo de Leitores viu a sessão de Fevereiro. Obrigada Maria João Roberto.

"Cão como nós
Escrito com alma, contagiante e emotivo. Levou-me às lágrimas. A voz de Manuel Alegre acompanhou-me ao longo de toda a leitura. Pergunto-me se não era ele que me lia a história. A dimensão afectiva de todo o livro é intensa. Rendi-me às suas palavras e a poesia esteve presente ao longo de todo o livro.
Ler este livro permitiu-me olhar para o meu cão com mais intensidade, e procuro nele alguns dos meus defeitos e virtudes. Sinto a sua presença nos bons e maus momentos da minha vida. As emoções sentidas ao longo de todo o livro despertaram-me para a minha realidade, será que um dia será apenas uma sombra na minha vida?
O “Chá com Livros” convidou-nos a falar aproximadamente 2 horas de Manuel Alegre e do cão, melhor dos nossos cães. E que experiências fascinantes foram ali retratadas. Quando me apercebi o convívio estava no fim. Na realidade, os livros unem as pessoas, mesmo que não se goste de ler.
Muito obrigada pelo tempo passado."

Chá com Livros - Fevereiro


Como combinado, o grupo de leitores adultos reuniu-se no dia 24 de fevereiro para, à volta da mesa e ao sabor de um reconfortante chá, falar sobre "Cão como Nós" de Manuel Alegre.


Os participantes partilharam experiências de leitura, assinalando os excertos / momentos mais marcantes da obra, estabeleceram paralelos com experiências semelhantes à do narrador e discutiram temas como a saudade, a perda, a amizade, o respeito e até a eternidade.


Houve também espaço para falar sobre o autor e sobre a sua obra.


Foi mais um agradável serão passado na biblioteca, na companhia dos livros. Em Março, no dia 24, estaremos de novo juntos para lermos "Às Dez a Porta Fecha" de Alice Vieira, que estará connosco no dia 23 de Abril.